Só uma curta referência à nova campanha pela imagem do nosso país,
aqui no International Herald Tribune e saqueado, sem dó nem piedade mas com muita admiração e respeito,
daqui.

Finalmente fala-se a sério de demarcar Portugal dos outros países do Sul da Europa, todos metidos no mesmo saco (Itália, Grécia... Espanha, meu Deus) aos olhos dos Europeus do Norte. Parece que a campanha tenta duas coisas boas: (1) criar uma imagem distintiva de Portugal e (2) colocar-se na perspectiva dos destinatários. É pelo menos um espírito muito acertado, tendo em conta os obstáculos à afirmação de uma imagem própria de Portugal no Mundo e àquilo que se comprova nos contactos com estrangeiros. Sim, fala-se de mar, mas já não nas omnipresentes caravelas e saudades e roupa preta. Nunca é tarde para emendar a mão.

Só um problema em tudo isto, e um problema grave, que é a seguinte luminária atribuída ao Ministro da Economia: "History is the past", como que a dizer "oh pá, isso agora não interessa nada". É uma frase que tem tanto de curta quanto de tacanha, e espero que tenha sido apenas um engano na transcrição.

Sem comentários:
Enviar um comentário