sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Comissão (Inter)Nacional de Eleições

É com o que este blog se começa a assemelhar, mas não temos culpa da variedade de actos eleitorais que populam por esse mundo fora. Este domingo é a vez da Rússia. Dia 2 os russos vão às urnas eleger Medvedev (não é assim tão difícil de pronunciar, como poderá parecer por este vídeo:



O exercício de domingo é a prova provada do sistema à la Putin de "democracia soberana". Os potenciais candidatos que poderiam causar algum incómodo ao sistema estabelecido foram afastados por alegadas irregularidades técnicas. Restam três: Zyuganov, líder do Partido Comunista, para manter o folclore presente, e Zhirinovsky, o líder nacionalista, e Bogdanov, que até têm feitos uns favorzitos ao Kremlin.
Não será, pois, surpresa para ninguém que Medvedev ganhará por larga maioria e que se tornará Presidente da Rússia, passando Putin a ocupar o lugar de Primeiro-Ministro.
A imprensa internacional tem retratado Medvedev como um candidato mais liberal e, politicamente, não tão crítico do Ocidente. Até pode ser, mas ideologicamente trata-se de uma "gelatina política", parafraseando Manuel Maria Carrilho. Medvedev fará o que Putin quiser, pelo que são de aguardar muito poucas surpresas. Mas voltarei a este assunto...

Sem comentários: