segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Independencia do Kosovo foi melhor do que concerto de 50 Cent!

Lembro-me das aulas do 1º ano do curso de Relações Internacionais, onde à pergunta "Defina Estado?", saltava imediatamente a resposta "Para haver Estado tem de existir em simultâneo um Povo, um Território para esse Povo e Poder Político para governar esse território." É simples. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território". O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio legítimo do uso da força (coerção, especialmente a legal).

Ontem, com a declaração unilateral de Independência do Kosovo, percebi que o Estado de Max Weber morreu. Nasceu um novo tipo de Estado. No Kosovo, o Povo é Albanês (que já têm um estado, ali, mesmo ao pé...), o território 'era' sérvio (ficaram sem uma parcela de território histórico), e o poder político é protegido pelas forças da ONU no terrreno (que já disseram que não tencionam sair de lá).

Três vivas para o Kosovo! Três vivas para Bush! Três vivas para a Albânia!

Três aspirinas para a Europa, porque agora vêm aí as dores de cabeça!

Já agora, diz Herzi Abdullahn, de 19 anos e que estuda na Escola Americana, que "Isto é melhor do que o concerto do 50 Cent, que esteve cá!"

... acredito!

Sem comentários: