sábado, 8 de março de 2008

Paz em Macondo

E acabou-se tudo. Os presidentes deram mãozadas, bacalhaus e palmadões nas costas, e os batalhões blindados bolivarianos já não vão extinguir milhares de espécies desconhecidas na selva colombiana.

Quem ganha, quem perde? Ganha quem não se cobriu de ridículo em frente às câmaras e quem conseguiu alcançar os seus objectivos: a Colômbia.

Perdem os demais, a Venezuela por mais um "Chavismo", perdem o Equador e a Nicarágua por gritarem a todo o mundo que são paus mandados da Venezuela (então a Nicarágua, Deus do céu, que em 24 horas cortou e reatou relações com a Colômbia...), perde finalmente o Brasil pelo papel apagado em todo a situação. Brasília teria ficado bem na fotografia sendo o cenário dos abraços, mas não - foi Santo Domingo. Estas oportunidades não aparecem todos os dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

É para mim muito triste ver uma mão cheia de paises submissos da Venezuela.que caminho tera a america latina se for entregue ás mãos deste ditador??
o futuro de certeza que n será risonho.

Otto disse...

Em boa verdade, e visto daqui, à distância de um oceano, a América Latina só se entrega ao Pr. Chávez se quiser entregar-se. Só enfia o barrete de marioneta quem quer - ou por precisar de petróleo, ou por lealdade ideológica. Mas aí pode dizer-se que quer o cavalo quer o cavaleiro são aficionados da equitação, sem que estejam exactamente na mesma posição... Eu espero pelo melhor, sinceramente, e espero que o Brasil desempenhe o papel (que merece e de que precisa) de estabilizador e árbitro da região.