quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Só para contrariar

Não, este remendo não é dedicado a uma banda de axé. É dedicado à Rússia e muito em especial, com muito carinho, a S.Exa. o Ministro da Cultura, o Sr. Alexandre Sokolov.

A Rússia vai adoptando, com crescente veemência e, até parece, gostinho, uma atitude de recusa das práticas e atitudes europeias; confronta pelo facto de confrontar, assentando em argumentos que redundam, quase sempre, ou em agravos históricos contabilizados desde o tempo da pedra lascada ou na satisfação por uma geografia e geologia generosas.

Isto não é bom nem construtivo, esta não é uma atitude de Estado, etc. etc. Pois pois.

Às vezes dá vontade de retaliar pelo mero prazer de retaliar. Se a Rússia disser «branco», vai apetecer-me dizer «preto». Não significa que o diga, mas apetecer-me, vai vai.

Este é um desses casos, e o leitor ficará mais esclarecido dos detalhes se ler esta notícia do Le Monde. Basta para já dizer que o Ministro da Cultura russo classificou esta obra como sendo "uma vergonha para a Rússia". Daí o valor acrescentado de publicitação que esta obra ganhou:

"Polícias beijando-se", obra do colectivo Blue Noses, 2005

São dois polícias russos, claro. A II Guerra Fria é do pior que há, e pior ainda é que se reúnem todos os ingredientes, incluindo a convicção plena de que é o outro lado que alimenta a questão com as suas atitudes intolerantes e anacrónicas. Temos de dar a volta a isto... Mas antes disso vou publicar a fotografia outra vez!

P.S.: Um dia este blogue terá, esteticamente, o cuidado e o gosto de um Je Maintiendrai ou de um O Jansenista. Por enquanto, a gerência lamenta quaisquer inconvenientes.

P.S. 2: O blogue do José Milhazes, Da Rússia, torna-se leitura imprescindível para saber, em primeiríssima mão, aquilo que por lá se passa. Para mim, informação inestimável.

Sem comentários: