segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Murganheira III - O Alto-Representante, etc. etc.

Segunda nota neste passeio pelo Tratado - o Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança (ARNEPS).

Quere-se que o ARNEPS seja uma personagem particularmente importante desta UE revitalizada. Tem assento quer no Conselho quer na Comissão, por exemplo, e tem um nome comprido, o que também ajuda na altura de impor respeito. Se vier um dia a ser um português, com a nossa moda de nomes extensos, e porque não podemos ofender nem o pai nem a mãe, nem o trisavô de quem herdámos o "Onofre", teremos pompa e circunstância na altura de ser anunciado. Lembra a carta que Carlos V endereçou a Francisco I de França, em que o rol dos títulos do remetente ocupava toda a primeira página. O rei de França assinou a resposta "Francisco, senhor de A e B" (não me lembro dos nomes exactos), duas aldeolas perto de Paris.

O cargo é importante: é a figura que vai ser a ponta de lança da Política Externa Europeia. E aí bate o ponto. Vai poder viajar muito, vai encontrar-se com toda a gente, vai até poder falar com autoridade em alguns assuntos. Mas, como até agora e como não pode deixar de ser, a ameaça mais séria que vai poder fazer é: "Se não fizer o que queremos, olhe que a UE fica muito zangada e não desbloqueia as verbas para que os seus idosos tenham banda larga para poder ver o Youtube mais depressa". Se calhar estou a ser injusto: acho que até é possível impedir que os Mujahedin do Povo sejam retirados da lista de organizações terroristas.

A Política Externa Europeia é o que é, não vou dizer grandes novidades, acho... Pelo menos ponham lá alguém que perceba de Comércio Externo, sempre seria mais útil para a nossa União Europeia, S.A..

Sem comentários: