terça-feira, 1 de janeiro de 2008

2008

Antes de mais, Bom Ano!
Se os últimos dias de um ano são, normalmente, de retrospectiva, os primeiros dias de outro são, tradicionalmente, de antevisão. Não quero fugir à regra, pelo que aqui ficam algumas datas, de que me lembrei agora, que irão marcar 2008.

Tudo começa dia 3 de Janeiro, com o Caucus do Iowa. As eleições presidenciais norte-americanas são, contrariamente ao que pode parecer (já que a campanha decorre há quase um ano), apenas em Novembro, mas os Partidos Republicano e Democrata começam agora a escolha dos seus candidatos. As últimas sondagens indicam empates técnicos nos dois campos, pelo que dias 3 e 8 (primárias de New Hampshire) vão ser dias em que importa estar atento. Ou não, se considerarmos, por exemplo, que Bill Clinton perdeu o Iowa em 1992. Veremos.

Dia 5 há eleições na Geórgia e dia 8 no Paquistão (??). Em Janeiro / Fevereiro teremos ainda tempo para discutirmos, at lenght, o caso do Kosovo. E não esqueçamos que já começou a Presidência Eslovena da UE.

2008 será também o ano de mais negociações sobre o pós-Quioto, de eleições presidenciais na Rússia (donde não devem resultar grandes novidades, excepção feita ao futuro de Putin, que duvido seriamente que venha a passar pelo cargo de PM) e das difíceis decisões sobre a forma de ratificação do Tratado de Lisboa.

Mas 2008, temo, será também o ano do contínuo espectáculo do Sr. Sarkozy como Presidente do Conselho Europeu (temo, também, que já tenha começado - hoje!). Ah, e claro, da escolha do novo aeroporto de Lisboa.

Sem comentários: