sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

De profundis

Das profundezas do Iowa, os eleitores de ambos os partidos decidiram, com votações expressivas e uma afluência às urnas rara, que os primeiros vencedores da longa procissão eleitoral norte-americana (que ainda vai no adro), são Mike Huckabee (R) e Barack Obama (D).


E eu feliz. Só escrevo agora porque estive até às 4 e meia da manhã a assistir aos discursos dos derrotados e dos vencedores; mas que prazer em escrever estas linhas! Por um lado, honra-me que O Conserto das Nações tenha dado destaque ao «patinho feio» Huckabee por causa do sentido de humor e do não-conformismo que trouxe à campanha, algo valorizado pelos eleitores republicanos e, por outro lado, tenho estado à espera de uma boa desculpa para postar este vídeo (como se o vídeo precisasse, pobrezinho):






Não faço previsões, mas é possível que, daqui a quatro dias no New Hampshire, possa confirmar-se um instinto que tenho... que o Obama vai a caminho da nomeação Democrata. Por muito voluntarista que se seja, custa a crer que uma pessoa só faça ou desfaça muito num país, e então nos Estados Unidos... mas acredito que uma nomeação, e decididamente uma vitória de Obama, fará mais pela imagem dos Estados Unidos tanto no interior quanto no exterior do que a vitória já anunciada da Hillary. Em breve desenvolverei o assunto, até porque aqui entre comparsas d'O Conserto as opiniões não são unânimes!

Sem comentários: