domingo, 27 de janeiro de 2008

É desta

A pedido de várias famílias, aqui ficam algumas reflexões sobre os candidatos republicanos (restam cinco, nesta fase). Não direi, como o New York Times, que apoio um em deterimento dos restantes, já que, nesse capítulo, a escolha está feita e assumida. Mas sempre poderei indicar aquele que me parece o mal menor.

Comecemos pelo talvez menos conhecido. Ron Paul (site aqui) é um conservador libertário, defensor de uma política externa isolacionista, crente na bondade do direito à livre posse de armas, apologista da total abolição de impostos federais e de uma redução drástica do peso do Governo na vida das pessoas.

Rudolph Giuliani (site aqui) é o Mayor da América, como ficou conhecido depois do 9/11. É também o candidato mais heterodoxo do Partido Republicano, sendo conhecidas as suas posições favoráveis ao aborto e ao casamento homossexual. Por esse motivo, não participou nas primárias que se realizaram até agora e, por falta de exposição mediática e de associação pública a uma campanha vencedora, arrisca-se a perder a Florida, onde muitos nova-iorquinos que o admiram estão agora a viver reformados. Do que se conhece dos seus slogans, muitos são falsos. Não só não combateu a despesa pública quando foi Mayor de Nova Iorque como rapidamente saneou o Comandante da NYPD que, verdadeiro responsável pela quebra da criminalidade, o estava a ofuscar.

Mitt Romney (site aqui) apela ao voto dos mórmons, que são uma minoria dos eleitores republicanos. Mas a sua reputação enquanto gestor de uma firma de capital de risco precede-o e agora vale ouro numa altura de crise económica. Mas é também um homem que, enquanto Governador do Massachussets, defendeu uma coisa e agora, enquanto candidato, acredita noutra, por sinal mais conveniente.

Mike Huckabee (site aqui), o homem apoiado por Chuck Norris, é o que mais apela aos conservadores cristãos. É o típico republicano...

Finalmente, há John McCain (site aqui), aquele que no Verão passado foi considerado proscrito da campanha, mas que, entretanto, conseguiu ressuscitar das cinzas. É também um Republicano típico, com a vantagem em termos de imagem pública de ter sido um prisioneiro de guerra no Vietname.

De entre os cinco qual o menos mau? Penso que é McCain, por ser o mais conhecido, cujas posições são mais definidas, sendo, assim, o mais estável e o mais previsível. Por tudo isto, até gostava que ganhasse a nomeação (o debate com o vencedor democrata - especialmente se for Hillary Clinton - seria certamente interessante). Desde que, depois, perdesse as eleições!

Sem comentários: